REI= Universal KI= Energia Vital
O Reiki é uma técnica de tratamento reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e faz parte dos procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do projeto de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). O Ministério da Saúde aprovou a terapia associada à medicina tradicional para diminuir o sofrimento e melhorar as condições de saúde dos pacientes.
Na prática, o terapeuta reikiano faz a imposição das mãos sobre pontos específicos do corpo do paciente para transferir a energia universal. Dessa forma, é possível alinhar os centros de energia do corpo, conhecidos como chakras, promovendo o equilíbrio energético.
Devido à sensação de relaxamento profundo e bem-estar que o Reiki proporciona, a aplicação frequente reduz o estresse, a ansiedade e a irritabilidade; trata dos sintomas da depressão; alivia dores físicas e previne o surgimento de várias doenças.
É importante dizer que durante a sessão o paciente permanece vestido e a aplicação não depende de contato físico. O número de sessões recomendadas pode variar conforme o estado de saúde de cada pessoa. A técnica do Reiki é segura, sem contraindicações e não está ligada a nenhuma religião. Foi criada pelo japonês Mikao Usui, em 1922.
Durante o tratamento, o paciente irá sentir um calor vindo das mãos do terapeuta, sinal de que a energia Reiki está fluindo.
Pedras, cristais e óleos essenciais também poderão ser usados durante uma sessão de Reiki para potencializar os seus efeitos. Mas antes de utilizar quaisquer outras técnicas complementares, o terapeuta deve ter o consentimento do paciente.