Os desafios que provavelmente teremos de enfrentar em 2024 continuarão a ser grandes e complexos e pedirão de cada um de nós resiliência e uma atenção extra a nossa saúde mental.
Das milhares de estratégias possíveis para cuidar dela, o médico Arthur Guerra selecionou três que costumam ser relegadas a um segundo plano, mas são igualmente importantes a se exercitar e comer bem.
1. Cuide mais de você
Autocuidado significa reservar um tempo para fazer coisas que ajudem você a viver bem e a melhorar sua saúde física e mental. Isso não significa ser egoísta, mas olhar para nós mesmos como se fossemos a pessoa mais importante do mundo.
Mesmo pequenos atos de autocuidado na sua vida diária podem ter um grande impacto como, por exemplo, ir um exemplo: ir ao dermatologista. Com as ondas de calor extremo que temos vivenciado, é necessário checar se a pele, o maior órgão que temos no corpo, está saudável e o que fazer para continuar a protegê-la.
2. Dê um pouquinho de atenção à espiritualidade
Espiritualidade significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Para umas, é algo extremamente pessoal e individual. Outras, preferem expressar a sua espiritualidade em uma religião ou forma de crença.
Espiritualidade tem tudo a ver com saúde mental, pois nos ajuda a entrar em contato conosco mesmos na busca pelo sentido da vida. Bem-estar espiritual é uma das facetas da qualidade de vida. E saúde mental nada mais é do que esse estado de boa disposição mental que nos possibilita navegar com mais leveza nesse mundo frenético em que vivemos.
Para quem pertence a uma religião, a dica do médico é ir ao menos uma vez no ano ao seu local de culto. Pode ser a igreja católica, a sinagoga, o centro espírita, à casa ou terreiro do candomblé; não importa. Essa é uma maneira de você se reconectar com a sua espiritualidade.
3. Faça um gesto em direção a quem pensa e é diferente de você
O mundo vive uma era de grandes polarizações, que dividiu inclusive famílias e amigos. Cada grupo parece querer só se relacionar com aqueles que pensam e agem exatamente igual.
É possível quebrar esse círculo vicioso? Talvez começando pequeno. Faça um gesto em direção a quem pensa e é diferente de você. Escolha uma pessoa. Você pode dar a ela parabéns pelo aniversário dela ou, no fim do ano, desejar-lhe um feliz ano novo. Você também pode fazer um elogio, se ela realizou algo bacana. Não importa a maneira que você vai encontrar de se aproximar. O que interessa é que você saiu do seu lugar numa tentativa de aproximação.
Por fim, ele dá uma última dica: que tal você escrever em um papel quais são os seus sonhos para 2024, o que você gostaria de fazer e alcançar neste ano? Ao escrevê-los, você terá parado alguns minutos para refletir sobre eles e para priorizar o que pensa ser mais importante para você.
CRÉDITOS: Arthur Guerra
FONTE: https://forbes.com.br/forbessaude/2024/01/arthur-guerra-o-que-fazer-em-2024-para-cuidar-da-sua-saude-mental/