Cosméticos com óleos essenciais: beleza e bem-estar no mesmo produto

Os cosméticos dos sonhos não fazem bem apenas para a pele e para o cabelo, eles também embelezam a alma. A alma talvez seja um pouco demais, porém, a contribuição dos cosméticos para o estado emocional já é uma realidade, e mais do que isso, uma tendência crescente. Com a aproximação entre as indústrias da beleza e do bem-estar, as principais marcas de cosméticos investem em tecnologia e pesquisa para entregar produtos que proporcionem benefícios a mais e permitam uma experiência sensorial holística. E uma das maneiras mais tradicionais de atingir esse objetivo é por meio do uso de óleos essenciais. Esses ativos naturais provêm da destilação de plantas aromáticas que possuem benefícios potentes tanto para a parte fisiológica como para a emocional. Beauty Tudo conversou com Daniela Rocha, aromaterapeuta especializada em terapias complementares e docente de Saúde e Bem-Estar do Senac.  Acompanhe!

Entrevista

MARIE CLAIRE – De que forma, os óleos essenciais em cosméticos está em consonância com a maneira que entendemos a beleza hoje?
DANIELA ROCHA 
– Acredito que por conta do apelo ao natural e ao sustentável, o uso de substâncias mais suaves e naturais ganha cada vez mais força. Nesse sentido, considera-se não só os óleos essenciais e os extratos vegetais mas também o óleos vegetais. São ativo que contribuem com a higiene, a beleza e o bem-estar, sem agredir a natureza e ou alterar o equilíbrio da pele.

MC – Os óleos essenciais sempre fizeram parte da formulação dos cosméticos?
DR –
 Sim, sempre fizeram. Por um período perderam o apelo comercial, porém, com o retorno do interesse por aromaterapia e com o aumento da busca pelo bem-estar, eles voltaram a ser valorizados.

MC – De que forma eles contribuem com a efetividade dos cosméticos?
DR 
– O cosmético feito com óleos essenciais como pode ter diversas funções, dependendo do benefício que o óleo essencial escolhidos proporciona. Algumas utilizações muito comuns são: cicatrizante, controle da oleosidade, melhora da elasticidade da pele e para suavizar linhas de expressão.

MC – Alguma orientação para escolher um produto com óleo essencial?
DR – Existem no mercado muitas linhas de produtos que utilizam os óleos essenciais na formulação. Algumas usam somente compostos isolados, não oferecendo os mesmos benefícios integrais dos óleos essenciais. Outras utilizam um compostos sintéticos com fragrância similar ao aroma do óleo essencial ou da planta aromática em questão e não o óleo essencial exatamente. Interessante ficar atento a esse aspecto.

MC – É seguro comprar um óleo essencial e diluir em um creme que você já tem em casa? DR – Não é seguro. Geralmente os hidratantes convencionais têm presença de óleos minerais e fragrâncias sintéticas. E a interação desses ativos com os óleos essenciais pode não trazer os benefícios esperados.

 

CRÉDITOS: Tatiana Bonumá

FONTE: https://revistamarieclaire.globo.com/Beauty-Tudo/noticia/2021/04/cosmeticos-com-oleos-essenciais-beleza-e-bem-estar-no-mesmo-produto.html

Deixe um comentário

nove − dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.