Reflexologia nos pés: o que é, para que serve e quais seus benefícios

Você já tinha ouvido falar em reflexologia nos pés? É um processo que consiste em pressionar alguns pontos específicos dos nossos membros inferiores, com o intuito de equilibrar a energia do corpo e, assim, evitar a aparição de doenças ou problemas de saúde.

Funciona como uma terapia complementar, feita por um profissional reflexoterapeuta. Ele analisa os pontos (reflexos) do corpo e terminações nervosas presentes nos pés e também mãos, nariz, cabeça e orelhas.

Passada essa explicação, para saber mais sobre reflexologia, conversamos com a podologista Viviane Ripoll, parceira da marca homeopast, que nos fala mais sobre a prática. Confira:

GQ Brasil: Quais são os benefícios da reflexologia descomplicada?

Viviane Ripoll: Os pés e as mãos apresentam um mapeamento de pontos energéticos que espelham as diferentes partes do corpo. Pressionar e massagear essas áreas pode estimular e fortalecer os órgãos internos, auxiliando no processo de cura. A reflexologia ou reflexoterapia descomplicada foi criada para facilitar a introdução instantânea desta terapia natural e holística para a manutenção da boa saúde.

Como benefícios, temos: reequilíbrio do sistema nervoso diminuindo a ansiedade e a insônia, alívio de dores agudas, melhora da circulação sanguínea e do bem estar no geral, pois tem influência na atividade intestinal e no sono, autoconhecimento, aumento da produtividade, redução da ingestão e dos gastos com medicamentos, assim como na qualidade dos relacionamentos tanto em casa como no trabalho.

GQ Brasil: É possível fazer em casa? Como (ensinando a fazer a massagem)?

Viviane Ripoll: Sim, nada impede que eRelaxe os dedos dos pés. Segure cada dedo com firmeza, gire cada um e puxe delicadamente.
Polegar – é a ferramenta mais importante da massagem. Dobre-o ligeiramente, volte à posição inicial e empurre cuidadosamente a ponta do polegar para frente.
Mão fechada – com a mão fechada em formato de “soquinho” massageie a sola dos pés, de baixo para cima, desde o calcanhar até quase chegar nos dedos.
Rotação do tornozelo – segure o pé e faça movimentos de rotação bem devagar e de ambos os lados.
Segure o pé – com uma das mão segure em torno da canela, com a outra segure a ponta do pé e pressione levemente os dedos para frente, mantendo uma força constante.
Dedos dos pés – massageie sutilmente os dedos dos pés, um por um.
Por fim, repita os procedimentos de 5 a 10 vezes, cada.

GQ Brasil: Os óleos essenciais podem ajudar?

Viviane Ripoll: Podem e muito. São verdadeiros aliados da reflexologia/reflexoterapia descomplicada. Quando aplicados nos pés, seus efeitos já podem ser sentidos pouco tempo depois. Mas vale lembrar que apenas os óleos de lavanda e melaleuca não precisam ser diluídos, pois evaporam com facilidade. As melhores opções de óleos mais nutritivos são os de girassol, semente de uva e gérmen de trigo, pois promovem uma melhor permeação. Cremes que contenham óleos essenciais em suas fórmulas também são uma ótima escolha, pois além dos benefícios auxiliam no momento do protocolo, já que as mãos deslizam com mais facilidade. Ah! E ainda deixa a massagem relaxante do final da sessão ainda mais prazerosa.

GQ Brasil:  Quais são as contraindicações?

Viviane Ripoll: Pacientes diabéticos e oncológicos devem ter autorização médica para realizar esse procedimento.

 

CRÉDITOS: Redação GQ

FONTE: https://gq.globo.com/Corpo/Cuidados/noticia/2021/04/reflexologia-para-que-serve-beneficios.html

 

 

Deixe um comentário

19 − 7 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.